Réguas

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Coisas que fazem pensar

Vez em quando resolvo aparecer... Isso significa que não desisti!

Essa semana (na terça) passei com a nutricionista na empresa onde trabalho, pela primeira vez na vida uma dieta que me agradou... (apesar da nutricionista ser um pouco calada, poderia falar mais...). Enfim, não ouvi nenhuma novidade, porém me empolguei com a proposta. Minha maior dificuldade se concentra durante as aulas, onde minha alimentação vira uma bagunça. Ela elaborou um cardápio bem interessante para a parte do dia onde me atrapalho: ou comia às 18:00, às 20:30 ou as 23:30, quando chegava em casa... Ela programou refeição para os 3 horários!!! Não tem nada mirabolante nos itens e a ansiedade que eu andava sentindo acredito que seja por estar 'insegura' em relação a este quesito.

Agora a pouco lendo o último post da Crhis, sobre 'blogs que fazem pensar' e lá ela resumiu algo que me dei conta só agora... Faltam apenas 11 meses para 2009 acabar!!! E o que fizemos até então? Acredito que uma longa caminhada comece com o primeiro passo, é o que temos que fazer todos os dias.

Bem, fechando mais um ciclo, volto em breve com as novidades.

Ótima semana!!! E um dia de cada vez!

domingo, 11 de janeiro de 2009

Começando 2009

Feliz 2009 magro para todas nós!!!

Definitivamente 2009 começa agora.

Primeiramente obrigada pelos recadinhos deixados nesse tempo que estive 'ausente', mesmo não postando andei visitando vários blogs e conhecendo novos blogs, logo atualizarei minhas listas e voltarei a fazer as visitinhas com comentários.

Agora vamos ao ano novo: Por que todos os encontros com os amigos são baseados em comida? Ou tudo se celebra com fartura? Enfim, seja lá o que for, acredito que esse ano seja o momento das vacas magras, pelo menos a partir de agora.

Comecei 2009 contradizendo todas minhas promessas de ano novo: comi lanche no dia 03, fui a uma pizzaria dia 08, hoje fomos nos reunir na casa de uma amiga... Nem vou entrar em detalhes.

Essa semana me senti bastante indisposta depois da alimentação, acho que meu corpo está implorando por algo saudável rsrs...

Estive pensando em fazer acupuntura para diminuir a ansiedade, de alguns anos para cá tenho me considerando uma pessoa normal, já fui muito ansiosa, porém hoje o que não me deixa seguir uma dieta é sempre a ansiedade, mesmo oculta. Ontem pesquisei em vários sites o que viria a ser realmente a ansiedade, descobri que trata-se de uma aceleração da mente. Pois bem, mesmo que eu pense que não sou ansiosa, minha mente é extremamente acelerada. Todo o momento estou pensando no que preciso fazer no momento seguinte, mesmo que isso não me traga sintomas físicos, a mente não para. "... a mente cria a ilusão de que temos de controlar tudo". Um antigo namorado uma vez comentou o quanto achava impressionante a velocidade e a quantidade de ligações que eu fazia com os acontecimentos e até sugeriu que eu procurasse usar essa capacidade para meu próprio benefício. Não dei muita atenção na época, até tomei como um elogio, porém preciso controlar essa capacidade, às vezes demoro até para dormir só repassando bobagens.

Ok, identificado o problema... Qual é a solução? Na verdade estava querendo justificar as sessões de acupuntura mas isso vai além de uma simples justificativa, deve ser eficaz. Encontrei algumas técnicas que posso ir praticando, mal acredito que não faça:

Como identificar um estado de ansiedade?

O corpo fica tenso, existe uma necessidade de se movimentar fisicamente (mexer pés ou mãos e inquietação em geral), a respiração esta mais acelerada e o pensamento fica agitado (muitas idéias passam pela cabeça de forma acelerada).

– Respire fundo, lenta e compassadamente pelo maior tempo que for capaz. Ajuda a desacelerar fisiologicamente o cérebro e, por conseqüência, a mente. Os pensamentos precisam sair da mente junto com o ar expirado.

- Esvazie a cabeça quando estiver ansioso e confie que de forma lenta você chegará num ponto de proteção, abra mão mentalmente de sua meta e objetivo por um tempo.

– Entenda que, diante de um problema novo, a solução não está na mente, no pensamento, mas no fato em si.

– Quando for possível, procure entender o novo, aumente as suas informações e seu conhecimento sobre ele. Não busque referências anteriores, isto aumentará a ansiedade. Se não for possível olhar para o problema (como no exemplo da entrevista), procure não pensar nele, tente distrair a mente.

– Aceite conviver com a insegurança quando ela surgir, não queira se livrar dela, não tenha pressa. Quanto mais você aceitar conviver com a insegurança, mais calmamente ela irá embora e mais a sua mente se acalmará. Quanto mais você tentar se livrar dela, mais ela se tornará ansiedade.

– Não se deixe enganar pela mente. Quando ela ficar buzinando que o pior vai acontecer, use palavras mágicas: seja o que Deus quiser, dane-se.

"Mente acelerada é mente desequilibrada" (Isaac Efraim)

Bem, acho que isso serve para uma ansiedade moderada, de qualquer forma a melhor maneira é procurar um especialista.

Ótima semana light!